09/10/06

E lá voltamos à vaca fria V(comentários anotados)

(cont.)

  • Nesse tempo da outra senhora, que por acaso também é foi meu tempo, os professores viviam tão acagaçados como agora; a diferença residia ao nível do poder que se tinha relativamente aos alunos. Nunca quis possuir tal poder. O de humilhar. De destruir.
Talvez tenha sido sorte a minha, mas já não apanhei esse tipo de professores. Na realidade devo à grande maioria dos Professores que tive o que sou hoje, porque não nasci em berço de ouro e os pais davam o que podiam. Foi com a maior parte dos meus Professores, desde a primária, que fui educada a par de formada. Mas isto é coisa que a maior parte dos Profs pós 25 de Abril nem sabe, sequer, o que é.

  • o ministério da educação deixou de educar e desobrigou-se de professores e alunos. O ministério é o nosso patrão
Isto é uma aberração! Os ministérios não têm a obrigação de educar, têm sim a obrigação de delinear políticas de educação e de as fazer aplicar à revelia da chantagem de classes profissionais demasiado agarradas a corporativismos arcaicos. Depois, o patrão somos nós todos os que pagamos impostos!

  • Segundo, os alunos relacionam-se com os professores como com os pais: sem qualquer respeito.
Esta é outra das novas teorias educativas: os alunos podem ser desrespeitosos lá com os paizinhos e as mãezinhas, com os Profs é que não!É o reverso da medalha dos pais que, em casa, desrespeitam com comentários (às vezes com razão) os Profs. Com razão, ou não, os miúdos pressentem o clima, é como entre pais desavindos, e jogam com os dois lados.

  • Aliás, os alunos não dominam este conceito. Não é possível educar uma pessoa que grita, grita e não ouve nem quer ouvir.
Ah pois não!, mas quem lhes ensina esse conceito? Será que é possivel passar, para uma criança, um conceito vindo dos pais, em casa, quando eles assistem a toda a hora, fora de casa, a todo um desmontar desse mesmo conceito?

  • O mundo mundou, a escola não consegue acompanhar essa mudança, porque é incompatível.
É verdade! O mundo mudou muito e continuará a mudar. A educação já não é, não pode ser, apenas responsabilidade da família quando já pouco há do conceito antigo de família e quando as crianças passam cada vez menos tempo com a família que ainda existe. Que os Profs atirem com a responsabilidade da educação únicamente para os pais e estes para a Escola é o mais absoluto sinal de demissão cívica do qual só pode, mesmo, resultar no desvario desta nossa juventude. E que uma Prof considere que a escola não consegue acompanhar a mudança porque a mesma é incompatível, só posso mesmo considerar o resultado dum grande cansaço, porque doutro modo teria de concluir que não gostaria nada de ter filhos meus a serem formados por uma pessoa assim;

  • Não posso aceitar o calão, a gíria, a desorganização, o caos. Isso não seria escola. E este é o conflito da escola actual.
Tomara que os conflitos da escola com o mundo se ficassem apenas pela aceitação, ou não, do calão e da gíria, mas não deixa de ser um sinal da incapacidade de integração da escola no mundo e contínuas mudanças. Já a desorganização e o caos, tantas vezes resultante do laxismo da escola em não querer afirmar uma autoridade que dá mais trabalho do que o deixa andar, aí estamos de acordo...eu também não posso aceitar! Por isso não posso aceitar que a escola transfira para os encarregados de educação a responsabilidade da aplicação de disciplina no espaço escolar. Dentro da minha casa mando eu, já na escola...

  • Quanto a professores e professoras, há-os muitos bons, muito bem formados ao nível pedagógico, didáctico, científico, como nunca houve no tempo da outra senhora. O problema está no público alvo.
Lá está!, a culpa é sempre dos outros: dos alunos, dos pais, do ministério...nunca dos Profs! É claro que os há muito melhor preparados - afinal o(s) ministério(s) até têm feito alguma coisa de bom, heinn?! - mas usar essa preparação para mais do que seja acumular créditos para a carreira dá muito trabalho! O deixa andar dá muito menos canseira.

  • A escola privada garante é melhores meninos, não melhor educados, mas mais psicotratados,
Ora ainda bem que concordamos em alguma coisa!

  • Há hoje razão para se ter medo nas escolas. como munca, porque, cara Amok, no tempo da antiga senhora havia emprego para um professor exonerado, e hoje não. Um professor exonerado, que passa para os excedentes e tem a vida muito complicada. Há medo porque há vigilância. E as pessoas têm medo de falar dentro das escolas, porque têm medo de perder os empregos.
Minha cara, isso sucede em todas a áreas de (des)emprego do nosso triste país! Com a agravante de que a maior parte da população não tem os recursos intelectuais e/ou de formação profissional que lhe permita fazer uma outra coisa qualquer se perderem o emprego.

  • Por outro lado, os sindicatos perderam poder negocial porque a administração é surda e muda.
Outra coisa em que estamos de acordo...pela metade! Os sindicatos em geral, sim! Os dos Profs nem tanto assim! A "matéria prima" com que trabalham, os Profs, é muito mais "delicada" que nas restantes áreas, daí que ainda sejam dos poucos profissionais que se podem dar ao luxo de fazer greves e greves em dias...muito úteis para os grevistas! Por isso me permiti falar em chantagem...

  • Estamos no tempo da antiga senhora mascarado de democracia.
Plenamente de acordo, mas...ainda vamos ficar muito pior!

  • Criei este blogue, minha senhora, porque estou cansada de ver os professores que trabalham que nem mouros e são tratados que nem escravos, serem gozados e menosprezados pelo governo, pela Imprensa, pela Opinião Pública.
Não vejo os Profs a serem gozados e menosprezados pela Opinião Pública, já quanto ao resto...triste sina a de quem não é rico, veja-se os casos que se repetem de centenas de trabalhadores a verem os seus postos de trabalho encerrados, a irem para o desemprego depois decadas de trabalho no mesmo local e sem idade e/ou preparação para serem aceites noutros lugares.

E depois disto tudo fico com uma vontade danada de falar dos reais problemas dos professores que não conseguiram entrar para os quadros, esses sim as verdadeiras vítimas deste sistema que desatou a aceitar toda a gente que acabava canudos e não sabia fazer mais nada...mas isso vai ter de ficar para outra altura, por hoje esgotei!





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(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

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