E lá voltamos à vaca fria III
A procissão ainda vai no adro, quero dizer com isto que este meu comentário é, ainda, resultado duma primeira abordagem/leitura. Também convém referir que não coloco nada, mas mesmo nada!, em dúvida que uma grande parte dos Prof's deste país estão mais naquela tónica do 'não bate bem' referido que os próprios alunos. Estes são ainda jovens e com uma forte capacidade de recuperação...
Ora então lá vai: depois da tal primeira abordagem/leitura deste blog e, concretamente, deste post, vou co&pastar [daqui] um pedacinho [digamos que a nota negativa, ou a mais negativa, vá-se lá saber...] da pérola «««Cabelo-em-pé-omnipotente - ansiedade; fraca resistência à frustração; dificuldades de relacionamento; instável; impulsivo; dificuldade em cumprir regras; agressividade crescente - isto foi o que a directora de turma disse; eu acrescento: arrogante, mal educado, cobarde, mentiroso, especialista em esquemas para se safar, mas nos quais implica os outros; problemas cognitivos, zero. Está ali para chatear. É o seu objectivo na vida.
Curiosamente, não é 319.»»»
Ora então lá vai: depois da tal primeira abordagem/leitura deste blog e, concretamente, deste post, vou co&pastar [daqui] um pedacinho [digamos que a nota negativa, ou a mais negativa, vá-se lá saber...] da pérola «««Cabelo-em-pé-omnipotente - ansiedade; fraca resistência à frustração; dificuldades de relacionamento; instável; impulsivo; dificuldade em cumprir regras; agressividade crescente - isto foi o que a directora de turma disse; eu acrescento: arrogante, mal educado, cobarde, mentiroso, especialista em esquemas para se safar, mas nos quais implica os outros; problemas cognitivos, zero. Está ali para chatear. É o seu objectivo na vida.
Curiosamente, não é 319.»»»
Ora expliquem-me cá, ou lá como queiram!, como é que uma Prof (ou quem quer que seja) consegue, em meia dúzia de dias, fazer este belo diagnóstico multidisciplinar brilhantemente concluido com um «É o seu objectivo na vida». Isto já para não referir o tom sarcástico com que é referida uma avaliação psicológica remetida pela directora de turma, ao que parece, de somenos importância.
Mas, claro que isto sou eu a exercer o meu papel na teoria da conspiração anti-Prof's!, Pois...
Mas, claro que isto sou eu a exercer o meu papel na teoria da conspiração anti-Prof's!, Pois...
Também me detive naquela d'«a miúda foi testemunha do assassinato da mãe, perpetrado pelo pai!» que, conforme é referido, 'não bate bem'...raio da miúda! Não sabia ver, calar e aguentar estoicamente!?! Ao contrário da outra miúda, com 'dificuldades emocionais e problemas de auto-estima', esta parece não ter tido direito a acompanhamento psicológico.
E não é menos interessante perceber quem são os putos que a Prof (os Prof's todos!) gostam; até podem ser potenciais assassinos...desde que não chateiem, nem matem a Prof!
Curiosamente não vi nenhuma crítica, nem sequer uma referência, ao organismo escolar que constitui as turmas, colocando numa mesma turma alunos considerados problemáticos. Será que a escola é, toda ela, constituida por alunos com estas características? E, não o sendo, porque diabo colocaram todos na mesma turma? Nos tempos das minhas andanças pelas Associações de Pais e, consequentemente, pelos Conselhos Pedagógicos [muito esporadicamente que não convém que os encarregados de educação saibam como as coisas se cozem lá dentro] havia as escolas de elite [em dois Concelhos por onde passei cada um tinha a sua] e em cada escola uma turma caixote-do-lixo; uma quando o azar não despejava todo o lixo na mesma escola e aí lá teriam de ser duas ou três! Já passaram uns anitos, mas parece nada ter mudado. Bem, pelo menos nos Concelhos que referi alguém conseguiu acabar com a "mama" [para os Prof's, principalmente!] das escolas de elite...
Depois admiram-se...
***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW
6 comentários:
Cara Amok_she
Fui ler o tal post de que fala e pareceu-me que o objectivo é ser apenas um diário sem qualquer reflexão crítica. Uma espécie de desabafo.
Boa noite para si :)
Pois claro, minha querida, claro q é um diário de desabafos e quem diz o contrário? O meu post tb o é; este meu blog sempre foi o meu poço de desabafos, claro! Mas...isso não retira o conteúdo ao desabafo, ou retira? A mim até pode retirar que sou burrinha mesmo, mas dum(a) Prof espera-se mais, não? É que o desabafo contém considerações sobre seres humanos que por sinal são 'obrigados' a respeitar quem deles desabafa assim, né?
O mais engraçado é que há quem faça fichas de alunos assim mesmo...serão desabafos tb? :=»
Entretanto, vou proceder a uma leitura mais atenta...pra perceber se os desabafos são igualmente estendidos aos restantes 'habitantes' da escola, por exemplo aos restantes Prof's, e com o mesmo pendor irónic'ó_desabafante...;-)
Não lhe cabe a si fazer juízos do que é um diário e não um documento oficial.
Sobretudo não lhe cabe fazer juízos do que não viu nem ouviu nem sentiu, colocando em causa a experiência que tive. A senhora estará certamente do contra. É natural. Todo o texto tem o seu oponente. Gostava era de a ver do contra num sítio onde não poderá ser.
A turma que refere tem tantos alunos dessa íncole juntos, porque a escola não tem espaço para turmas. Não consegu separar os alunos. E os do 319 tem de ficar m turmas pequenas, pelo que não podem ir para as de 28, 29. Não há crítica a fazer à escola, mas ao ministério, nesse caso.
Quanto ao resto:
Em meia dúzia de dias, foi-me possível "fazer este belo diagnóstico multidisciplinar brilhantemente concluido", e ironicamente. Por agora.
A miúda que não bate bem, e não bate de facto, por ter sido testemunha de uma violência extrema, é alvo de muita atenção da minha parte. Tenho isso em máxima consideração, ou nem sequer lhe poderia permitir estar dentro de uma sala, porque não se consegue controlar emocionalmente relativamente ao que diz e faz, portanto, não espero que aguente nada estoicamente. Lamento muito o que lhe aconteceu e não posso fazer senão apoiá-la.Lamento que também não tenha percebido.
A outra miúda com dificuldades emocionais e probelmas de auto-estima tem acompanhamento, sim. É uma criança muito simpática, contudo, e colaborativa.
É natural que os professores gostem dos putos que não chateiam nem matam os professores, não lhe parece. Se fosse professora talvez percebesse melhor. Mas acontece gostar de muitos putos reguilas, não é um dogma.
Cara senhora, a minha escola não é de élite. Nunca trabalhei em escolas de élite. Por isso, tenho trabalhado muito.
Ninguém tem mais respeito pelos meus alunos do que eu, minha senhora. A senhora não tem, certamente. Nem por eles, nem por mim.
Acho curiosa a sua vendetta.
E mal intencionada. Feiazinha, desculpe.
Achei por bem, como se pode ver, responder duma forma mais orientada, digamos...e dividi a minha resposta em dois posts para não confundir algumas mentes...
Quanto às considerações adjectivas acerca do que penso...vou deitar no role do cansaço tb!
Enviar um comentário