09/10/06

E lá voltamos à vaca fria V

De certo modo seria desnecessário voltar a referir que entendo (muito bem!) os problemas dos Professores! Desnecessário porque há anos que ando a bater na mesma tecla e aqui todos os inícios de ano lectivo. No entanto, volta-se sempre à vaca fria: quem não está por mim está contra mim! Sai ministro, entra ministro e todos os anos é a mesma ladainha: os Profs são sempre as únicas vítimas do sistema! Não importa que as escolas existam porque existem alunos e não porque os Profs precisam de emprego, aliás como toda a gente. Mas, minha cara senhora, eu no meu emprego não trato mal os meus clientes só porque o patrão me trata mal a mim! Nem faço depender a qualidade do meu profissionalismo da relação que o meu patrão mantém comigo, mas...nem vale a pena irmos por aqui porque isto é um jogo viciado.

Ao contrário da senhora Prof, eu tenho filhos e por isso mesmo sei - também! - um pouco da forma como as coisas funcionam dentro das escolas. Sei das (i)responsabilidades dos consecutivos governos para com a educação. Sei que os burocratas conspurcam tudo, mas não caio no erro da senhora Prof (e de todos os Profs que não dos Professores!) de fazer sacudir a água do capote. Os pais são responsáveis? Pois são, oh se são! A começar por permitirem que os tais governos continuem a deixar descambar a educação a olhos vistos; por permitirem que o futuro dos filhos fique hipotecado por políticas que apenas valorizam o poder económico, descurando tudo o que seja valores éticos. Mas e os Profs, não são pais? E que fazem? Quais são os eternos protestos dos Profs? O estatuto da carreira docente!!! Nos intervalos lá condescendem em falar na falta de condições das escolas e, mesmo assim, quando algum deles sofre na pele, duma forma mais directa e violenta, essa falta de condições! Porque enquanto a coisa vai andando, sem lhes tocar directamente, vão descarregando nos alunos e nos poucos encarregados de educação que conseguem levar à escola. Porque a maior parte dos encarregados de educação - das escolas públicas - corre o risco de perder o emprego se pedir muitas vezes para ir à escola, ouvir os Profs fazerem acusações contra os respectivos educandos sem, em alternativa, lhes apontar caminhos...viáveis!

Minha cara Prof, acredito piamente que faça parte do batalhão de profissionais do ensino cujas faculdades mentais se vão mantendo, relativamente sãs, à custa de muito esforço pessoal e com prejuizo, por vezes, da própria vida familiar, mas...sejamos realistas!, os piores inimigos dos Profs são os próprios Profs! Foram eles que, ao longo dos anos, se deixaram degradar em nome da conquista dum lugar no poleiro do funcionalismo público...de elite! Sim, de elite porque os Profs não querem ser considerados funcionários públicos, mas querem as benesses que daí advenham e mais algumas. Que fique também claro: no meu entender, os Professores deviam ser a classe profissional mais valorizada! Deles depende muito da formação das novas gerações, por isso temos o que temos...

Compreendo que esta escrita, de blogs, não deva ser considerada como se dum ensaio académico se tratasse, mas convenhamos que o seu comentário tem uma série de contradições que apenas confirmam o que tenho escrito. Permito-me, de seguida, fazer algumas citações e respectivos comentários.

(cont.)

[Nota: qq revisão de provas só a faço amanhã, já estou com os olhos em bico!grrrr]


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: