21/01/05

Esta coisa dos dicionários pessoais é do caraças! II

Quando em desabafos, raros porque também raramente entendidos, refiro o quanto é difícil fazer entender a alguém que amamos e nos ama que, apesar desse amor, continuamos a precisar dum tempo e dum espaço que não nos é comum, invariávelmente a resposta é: "e se acontecesse o mesmo contigo?!?", ou "coloca-te nesse lugar", como se toda a gente sentisse tudo da mesma maneira, ou se fossemos todos formatados pelo mesmo programa. Já para não referir que não me passaria pela cabeça reinvindicar algo para mim que não assumisse como válido para os restantes.

Com contrato, ou sem contrato - e não vem aqui ao caso o contrato formal, assinado e testemunhado!:-> - o certo é que as pessoas não são moldes que se formam durante um certo tempo e, após a cozedura, deixam de poder alterar-se! Se somos humanos e vivemos e sonhamos e agimos e erramos e pensamos, naturalmente que, ao longo dum percurso em comum, o desfecho pode ser não só diverso, como divergente. Se é divergente a coisa resolve-se, a bem ou a mal, indo cada um em busca dum outro percurso e, se a inteligência não se perder no entretanto, por certo que não haverá necessidade de se alistarem no rol dos inimigos para o resto da vida. Mas se o problema é uma diversidade de percursos mantendo-se, no entanto, o que sempre firmou o percurso em conjunto - os laços de afecto, mas também os vícios, os hábitos, os prazeres, as conquistas, etc. - aí as coisas complicam-se quando se deixa que as tais regras sociais - dos contratos! - interfiram no que só os desejos de cada um deveriam originar no desejo mútuo.

Mesmo quando o desejo de posse se encontra suficientemente diluido numa afirmação de individualismo; mesmo quando o reconhecimento da liberdade do outro se exerce como garante da presença do outro por inteiro; mesmo quando se apreende que "ninguém é dono de ninguém" e que "ninguém fica por inteiro se estiver impedido de sair"...mesmo assim raramente alguém quer correr o risco de deixar partir sabendo que pode não haver retorno...também não me perguntem se eu saberia correr esse risco, não sei...só sei que ficar por medo de não voltar é uma opção muito pobre...para todos!

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

6 comentários:

Anónimo disse...

O que aconteceu é que eu chego aqui e sou logo confrontado com certas e determinadas situações ... e eu digo: "Então como é que é?" e os gajos "Ah, e tal!" E eu: "Ah e tal não! Ah e tal não! Então eu venho de lá de baixo e dizem que não sei quê, chego cá acima, afinal parece que não! Em que é que ficamos?". E os gajos: "Ah, não sei que mais e o camandro..." E eu: "Mauuuu! Queres ver que a gente tem que se chatear?" Porque isto não pode ser! Eu sou um gajo que estou aqui a trabalhar, quero trabalhar, hum? , e dizem-me, como eu aqui ouvi, dizem-me: ... "Ah, não sei quê!" Mas que é isto? Que é isto???? Isto não se faz, porque eu sou um gajo que dou-me bem com toda a gente, sim senhor, dou-me bem, por mim está tudo bem e fazem-me isto! Depois há gajos que andam aí, que fazem trinta por uma linha, e depois passa tudo incólume.. , que é coisa que não percebo. Deixo de vir aqui, passo a fazer a minha vida para outros sítios. Sitios onde inclusivamente a malta me diz: "Eh, pá e tal, sim senhor!", e é para lá que eu vou, deixo de vir aqui, pá! Porque quando eu vejo que há praí palhaços pá, que falam falam falam falam falam falam falam pá, e eu não os vejo a fazer nada pá, fico chateado, conm certeza que fico chateado pá..

Anónimo disse...

...vê-se mesmo q és Virgem, pá!!!;-)...hummmmm, qual será o teu ascendente...de signo, claro!?!;-))) ...hummmm, diz-me cá: a q horas nasceste???:->

Anónimo disse...

uoooppsss, esqueci a assinatura!...pronto, rasga o contrato!:->

amok_she disse...

...e essa coisa de nunca mais reciclares o pc e o win'98 tb. tem mt q se lhe diga!...não consegues abrir o blog todo e depois plantas o arrazoado no primeiro post q te aparece à mão estragando-me o ramalhete todo, porra!

Anónimo disse...

nasci?

uops! e agora??? :-)

Ainda hoje ia a caminhar, a caminhar, a caminhar... e a falar.. e a ouvir... a ouvir...

Às tantas, que já eram muitas, dizia-me o tipo que ia comigo:
- "T'ás a ver? Tu com essa experiência toda e, no fim, és ingénuo... ou crédulo, sei lá..!"

E eu, "com esta experiência toda", só me ocorreu responder-lhe:
- "Sabes? Se deixasse de ser ingénuo, ia até ali ao cemitério e pedia que me enterrassem...Se o homenzinho me dissesse que não podia ser porque estava vivo, eu passava a acreditar que então sim, então era mesmo ingénuo".

Ahhh.. pois.. horas... 04:05 da manhãzinha de 10 de Setembro...

amok_she disse...

xiiiiii, imagine-se!...10 de Set, é????ohhhhhh, ñ fazia a minima ideia!, pois...hummmmm, com q então 10 de Set, heinnnn?!? xiiiiiiii.........................:->

...bem...parece q a essa hora dá qq coisa tipo Leão...só podia ser!grrrrr